Conecte-se conosco
bn imprensa - Fake News: entenda seus perigos e como identificá-las

Aplicativos

Fake News: entenda seus perigos e como identificá-las

Entenda por que as Fake News estão se tornando cada vez mais um perigo e saiba como não cair em armadilhas de notícias falsas

A internet é uma ferramenta poderosa, que permite com que pessoas ao redor do mundo possam ter acesso a notícias e fatos em qualquer outra parte do globo em questão de segundos. Mas até quando isso é algo bom? Até onde os internautas conseguem realmente filtrar o que é verdade ou não? Será que estamos vivendo uma era onde as Fake News podem de fato mudar as nossas vidas?

O termo Fake News quer dizer “Notícias Falsas” e nos últimos tempos se tornou uma preocupação em diversos aspectos. Elas podem acabar sendo compartilhadas muitas vezes e influenciar um grande grupo de pessoas e em situações como eleições, por exemplo, se tornar um grande problema. O termo se tornou bastante conhecido nos últimos anos principalmente através dos discursos de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.

Além das questões políticas, o perigo também vem em questões sociais e até comportamentais. Esse tipo de propagação de mentiras pode manipular a opinião de muitas pessoas e até mesmo ser ferramenta para golpes.

Perigo real

DYpXCObWsAEZGet 720x367 - Fake News: entenda seus perigos e como identificá-las

Muitas Fake News são relacionadas a assuntos bobos como boatos sobre assombrações ou bizarrices no mundo, mas existem muitas notícias que se levadas a sério geram ódio e até mesmo retaliações. Um exemplo muito triste que chocou todo o Brasil do quanto essas mentiras podem gerar tragédias foi o que aconteceu com Fabiane Maria de Jesus em 2014. Após sua foto ser compartilhada em redes sociais como sendo uma sequestradora de crianças, a moça foi linchada e espancada até a morte por moradores de Guarujá, em São Paulo.

Infelizmente esse tipo de coisa acontece com frequência. Pessoas comuns que têm suas fotos compartilhadas como criminosas e acabam pagando por isso ou precisando se esconder, como foi o caso de Carlos Luiz Batista ainda em 2016. E os famosos também sofrem com as Fake News, principalmente aqueles que já são visados e já sofrem algum tipo de preconceito como por exemplo a Pablo Vittar. No ano passado uma Fake New afirmou que a cantora teria um programa infantil patrocinado pela Lei Rouanet (que aliás é um alvo constante de notícias falsas aqui no Brasil) para ensinar crianças sobre ideologia de gêneros.

E um caso mais recente ainda é sobre a vereadora assassinada Marielle Franco. O deputado Alberto Fraga divulgou algumas denúncias muito sérias sobre a moça sem antes averiguar a procedência dessas informações e assim espalhando boatos de que ela teria sido casada com um traficante, engravidado aos 16 anos e eleita pelo Comando Vermelho.

Esses são alguns exemplos de como esse assunto é mesmo muito sério e precisamos ter muito cuidado.Mas você sabe como se proteger dessas Fake News? Confira algumas dicas:

Como identificar notícias falsas How To Spot Fake News 720x960 - Fake News: entenda seus perigos e como identificá-las

Que fonte é essa?

fake news image - Fake News: entenda seus perigos e como identificá-las

A primeira dica é muito importante: sempre procure saber qual é a fonte da notícia. Quando o site é mais conhecido as chances de ser uma Fake News são menores, mas ainda assim investigue! É preciso tomar cuidado porque alguns sites falsos utilizam nomes muitos parecidos com os de sites sérios para tentar se fazer passar por eles. É importante conferir a página, se está tudo escrito certo e se aquele é o site original.

Sem preguiça, leia tudo!

anti fake news h 720x345 - Fake News: entenda seus perigos e como identificá-las

A segunda dica é: leia a matéria inteira. As vezes as pessoas fazem títulos tendenciosos, ou pegam uma frase que está mesmo na matéria mas que fora de contexto ganha um outro sentido. Nunca compartilhe uma notícia só pelo título ou pela imagem. Sempre leia tudo até o final para ter certeza do que ela está dizendo.

Aproveita enquanto está lendo pra já ficar de olho e procurar por detalhes importantes no conteúdo. Por exemplo, se ela fala de uma certa pessoa, verifique se na notícia o autor deu alguma informação importante sobre essa pessoa como o cargo que ocupa, há quanto tempo ocupa esse cargo, ou detalhes que ajudam a dar credibilidade ao texto.

Quem escreveu isso?

autor fake 720x440 - Fake News: entenda seus perigos e como identificá-las

Em terceiro lugar vem a dica de procurar mais sobre o autor. Essa dica é um pouco mais complicada, porque sabemos que os sites geralmente têm vários autores que não são conhecidos. Mas quando é uma notícia muito importante, ela sempre veio de alguém também importante e capacitado. Verificar o autor do texto que deu origem aquela notícia muitas vezes já ajuda a saber que ela tem pouquíssimas chances de ser uma Fake News. Também ajuda a ter uma ideia do que ele ganha com aquele tipo de divulgação. Transparência é a chave!

Google it!

Media 1 1024x576 720x405 - Fake News: entenda seus perigos e como identificá-las

Uma das formas seguras de identificar uma Fake New é fazendo uma pesquisa no Google. Caso seja uma notícia falsa, não haverá quase nada sobre o assunto, e se houver provavelmente será falando coisas totalmente diferentes. Quando a notícia é verdadeira ela é vinculada pelos principais meios de comunicação com os mesmos detalhes, mudando apenas o contexto. Se você achou a notícia em vários sites importantes e verdadeiros, pode ficar mais tranquilo.

Procure por pistas

fake news 720x480 - Fake News: entenda seus perigos e como identificá-las

Existem outras dicas bem importantes para ajudar nisso, coisinhas que com o tempo acabam se tornando uma rotina. Por exemplo, checar a data de toda notícia que ler. É, porque as vezes pessoas mal intencionadas pegam notícias velhas ou até mesmo que já foram esclarecidas e postam como se fossem coisas novas. Alguns sites como o Sensacionalista, por exemplo, são voltados para fazer humor, então eles postam somente notícias falsas, mas não com o intuito de espalhar mentiras e sim de fazer piadas. É bom lembrar também que se o texto tem muitos erros de ortografias e está mal escrito já pode entrar para a lista negra.

Sempre desconfie!

09fake news - Fake News: entenda seus perigos e como identificá-las

O importante é não confiar em nada a primeira vista, sempre desconfie, sempre pesquise para ter certeza de que a notícia é verdadeira. Seguindo essas dicas vai ficar muito mais fácil evitar o compartilhamento de Fake News. É importante ficar alerta quando a notícia acusa alguém de alguma espécie de crime. Notícias falsas sobre crimes podem acabar em tragédias, e até em injustiças, mesmo quando a intenção é fazer justiça. Nunca se baseie em notícias compartilhadas em Facebook ou Whatsapp para tomar uma decisão ou aceitar um ponto de vista sem antes ter certeza de que não é uma Fake News!

A luta contra mentiras

161031090422 fake news 1024x576 720x405 - Fake News: entenda seus perigos e como identificá-las

O assunto é tão sério que as grandes empresas e principais meios de compartilhamento de notícias já estão começando a tomar medidas para tentar evitar que as Fake News se espalhem. O Facebook, já conta com um sistema para detectar publicações que são consideradas suspeitas desde o ano passado.

O WhatsApp, por ser uma das ferramentas mais perigosas, também está trabalhando pra isso. Além de golpes através de falsas promoções, o aplicativo facilita a propagação de notícias, imagens e áudios falsos e tendenciosos por não oferecer nenhuma opção de fonte confiável e ser compartilhado de forma muito fácil e rápida.

Fake news HC 01 720x393 - Fake News: entenda seus perigos e como identificá-las

Um exemplo recente disso aqui no Brasil foi o compartilhamento desenfreado de conteúdo no WhatsApp a respeito de supostas reações a vacina contra a febre amarela. Fotos, imagens e até áudios de falsos médicos foram compartilhados por milhões de pessoas com mentiras sobre efeitos adversos do medicamento e fazendo assim com que muitos deixassem de se proteger da doença. Mas o aplicativo já está tendo um recurso testado, que vai avisar ao usuário quando alguém compartilhar um conteúdo que já foi repassado muitas vezes.

O Google é uma das principais armas para combater as Fake News na internet. Além de servir como uma ferramenta para buscar mais fontes para uma notícia, a empresa está focada em se tornar cada vez mais precisa. Ainda no começo desse ano a empresa anunciou que o Snippets foram aperfeiçoados para combater as Fake News. Além disso, o Google já trabalha com um Selo de Verificação de Fatos, que já funciona aqui no Brasil, como mostramos aqui.

Brasil de olho

1499446174995 header bots 720x405 - Fake News: entenda seus perigos e como identificá-las

Agora que o Brasil está perto de mais uma eleição o assunto se tornou ainda mais importante. As eleições de 2014 foram marcadas por diversas denúncias confirmadas de uso de bots para influenciar nos resultados e por isso o Senado Federal está tentando evitar que o problema volte a acontecer nas eleições desse ano. Uma sessão plenária já está confirmada para o dia 21 de março no intuito de discutir especialmente o assunto.

Os senadores querem evitar que fatos falsos sobre os candidatos sejam compartilhados como verdade, o que acaba acontecendo bastante no nosso atual cenário político. No documento oficial para pedido da abertura da sessão, o senador afirma que as Fake News estão cada dia mais presentes no cotidiano dos brasileiros, influenciando de forma errônea e tendenciosa as opiniões de muitos, e que por isso é preciso conversar, regulamentar e controlar essa realidade.

“As redes sociais possuem um papel importantíssimo como instrumento de democracia”

Lembrando que o assunto acaba se tornando cada vez mais comum também em situações cada vez mais imprevisíveis, como o caso do restaurante falso que divulgamos aqui.

Continue lendo
Advertisement

Apaixonada por tecnologia e amante em tempo integral de livros, séries e filmes. Biomédica por formação, aquariana por natureza e vanguardista por escolha.

Comentários
Subir