Conecte-se conosco
Tudo o que você precisa saber sobre o Android O

Android

Tudo o que você precisa saber sobre o Android O

A próxima grande atualização para o sistema operacional Android já está na mão dos desenvolvedores

NB Icon Mask Shapes Ext 02 1 - Tudo o que você precisa saber sobre o Android O

Está preparado para o Android O?

Pelo segundo ano consecutivo, o Google está trazendo uma prévia do seu próximo sistema operacional mobile para desenvolvedores. Dessa vez, o codinome do Android é “O” e a aposta é que ele vai se chamar Oreo. Embora os desenvolvedores já possam começar os testes, o público em geral ainda terá que esperar mais um pouco.

O Google ainda não está pronto para contar todas as novidades do seu novo sistema Android O, mas a empresa já deixou bem claro que pretende resolver um dos problemas mais importantes e que vem seguindo os smartphones desde o seu lançamento: a vida útil da bateria.

Para o especulado Oreo, a companhia pretende controlar mais o que os aplicativos fazem em segundo plano (assim como no iOS) para garantir que a bateria não vá embora em poucas horas.  De acordo com o vice-presidente da engenharia do Android, Dave Burke, “nós colocamos limites automáticos de o que os apps podem fazer em segundo plano em três áreas principais: transmissão implícita, serviços no plano de fundo e atualização da localização.”

Por enquanto, falar da duração de bateria parece um pouco difícil – ainda mais nas versões mais recentes do software. Só saberemos no futuro se a estratégia do Google realmente vai ser efetiva na maioria dos smartphones.

Bateria e notificações são os primeiros passos do Android O

De qualquer maneira, outra novidade muito interessante é o sistema de notificações do Android. A grande mudança do Android O é que aplicativos podem formar grupos de notificações numa nova categoria chamada “canais”.

notifications inline controls2 crop - Tudo o que você precisa saber sobre o Android O

Ainda é muito vago dizer o que isso significa, mas o que parece é que você terá a possibilidade de dizer que tipo de notificação de cada aplicativo você quer ver através do painel de controle. Portanto, se um app trouxer alertas prioritários e publicidade, você pode “mutar” diretamente das configurações do Android um desses pop-ups ao invés de ter que usar a interface do aplicativo.

Burke fala também que no Android O “novos visuais e notificações em grupo farão o usuário entender mais facilmente o que está acontecendo quando receberem uma mensagem ou darem uma olhada na tela bloqueada com as notificações”.

Outros pontos interessantes que valem a pena notar são:

  • Um novo modo picture-in-picture para vídeos;
  • Uma nova janela pop-up que aplicativos podem usar ao invés da janela padrão de alertas do sistema;
  • Um modo continuum para navegar entre o que você estiver fazendo no Android para o navegador;
  • Novos tipos de suporte a navegação de teclados.

Como testar o Android O

NB Icon Mask Shapes Ext 01 - Tudo o que você precisa saber sobre o Android O

Desenvolvedores que queiram testar o Android O poderão usar um emulador no desktop ou testá-lo em um dos aparelhos a seguir: Nexus 5X, Nexus 6P, Nexus Player, Pixel, Pixel XL e Pixel C. Se você quiser testá-lo, a melhor maneira é fazer o download manualmente, ao invés de se inscrever e fazer a atualização over-the-air.

Ano passado, as primeiras prévias do software para desenvolvedores foram muito instáveis, ou seja, não recomendamos que você use essa versão em seu smartphone principal.

O que achou das novidades até agora? Deixe o seu comentário aqui embaixo!

 

Fontes: The Verge e Android Developer
Continue lendo
Advertisement

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Editor do Showmetech, editor de internet do Jornal da Globo e redator do Blog da Lu, do Magazine Luiza.

Comentários
Subir